Já falei pra vocês que a gente casa com vocês, né?
Em alguns casos, somos contratados com mais de 1 ano de antecedência. E já aconteceu, com muito orgulho, da data ter sido escolhida a partir de um conjunto de fatores, claro, mas da nossa data estar livre também. Isso é tão emocionante que nem tenho palavras para descrever. Essa confiança a gente conquista não só pelas fotos…
Foto de qualidade, vamos combinar, que está cada vez mais fácil encontrar. Claro que requer investimento em equipamento, claro que requer que a gente estude sempre e cada vez mais, porque queremos mais que você, que suas fotos sejam eternas e que você guarde seu álbum de casamento para a vida! Mas voltando ao ponto, se você estiver atento ao roteiro, colar nos noivos como uma sombra e aproveitar cada oportunidade, os cliques vão ficar incríveis.
Mas o que vem depois?
Esses tempos recebemos em casa um casal que nós não fotografamos, uma pena… pois vi que o casamento foi lindo demais!
E eles estavam frustrados com suas fotos. Tinham até já pago o álbum, mas não conseguiam escolher as fotos, pior, não conseguiam gostar delas. E eu só me perguntava como é possível? Não tem como foto de casamento feita por um profissional ficar ruim. Pode ficar simples, dependendo dos equipamentos e principalmente da visão do fotógrafo, mas ruim jamais, porque não tem cena ruim em casamento. Tudo está lindo, as pessoas estão radiantes de alegria, o que o fotógrafo faz, resumidamente, é registrar tudo que já está lá, lindo e prontinho esperando seu clique. Se ele tiver uma pegada mais artística, você terá fotos divas que merecem capa de revistas especializadas, se ele tiver uma pegada mais jornalística, você não terá a capa da Casar mas terá o registro de todos os momentos do seu grande dia. Então, foto ruim num casamento realmente é uma coisa muito excepcional.
Pra resumir, o casal recebeu alguns dvds com todas as fotos do casamento. O quê?????? Isso mesmo!!! AFFFFFF
Receberam 4 mil fotos, sem tratamento nenhum…. zero. Zero correção, na verdade, zero seleção… porque isso é um detalhe legal comentar: nem todas as fotos ficam boas, óbvio, você seleciona e entrega somente as boas.
Ok, a pós-produção pode ser meio chata se vc for como eu, a “loka dos cliques”, porque eu sou assim, peco pelo excesso. O Stivy já é super certeiro, ele clica e fica perfeito… um dia chego lá!
Voltando ao casal. Não posso ver ninguém triste, muito menos sem foto!
As fotos não estavam ruins, como eu disse, seria um milagre estragar a cena. Mas faltou a seleção, ou seja, veio tudo no pacote, até os famosos cliques de teste que a gente faz para ajeitar a câmera, luz, foco, etc etc. e sem nenhum tratamento. Nem falo de efeitos não, que na verdade não curto muito, gosto nas fotos mais naturais. Mas falo de deixar a linha do horizonte sempre reta, de fazer os cortes necessários pra foto ter sentido, de acertar a luz, de não deixar o borrão branco estourado no vestido de renda que custou uma fortuna e nem dá pra ver a textura. Falo disso, tratamento básico, cuidado básico com um casal que pagou pra ter um serviço incompleto. É como você comprar uma cozinha planejada, receber todas partes em casa, mas e aí? Vai montar sozinho a cozinha?…
A gente escolheu as fotos, colocou em sequência (sério, também não estavam em ordem de horário…juro!), diagramou um álbum e o casal ficou feliz. E mais de um ano depois do casamento, aquele colega nem se preocupou em perguntar pro casal por que eles ainda não fizeram o álbum com ele, que já estava pago. Na certa ele ficou feliz por ter embolsado mais um trocadinho, melhor deixar mesmo o assunto morrer.
Porque resolvi contar essa história pra vocês hoje? Porque como eu disse lá no começo, a gente casa com vocês! Relacionamento é tudo! A gente não vende foto, a gente não vende álbum… a gente conta a sua história através dos nossos cliques. E tem coisa mais incrível que sua noiva de anos atrás vir te contar que está gestante e quer que você continue contando a história da família?
Por isso, às vezes a gente fala brincando, mas bem sério, que se você quiser apenas fotos do seu casamento, de verdade, até um celular resolve. Mas se você quiser lembranças vivas do dia mais importante da sua vida a dois, conte conosco. Porque mais que fotógrafos, a gente tem essa mania de ficar amigos dos nossos casais!